Conheça tudo sobre a loteria do Green Card

Morar no exterior é o sonho de muitos brasileiros, ainda mais morar nos Estados Unidos da América. No entanto, o que a maioria não sabe é que esse sonho pode ser realizado de uma maneira segura e acessível.

Isso porque há a possibilidade de brasileiros tirarem uma permissão permanente para morarem nos Estados Unidos, o conhecido Green Card.

Falaremos mais sobre o Green Card a seguir e quais as formas que você pode obtê-lo, sendo a principal delas a participação na loteria do Green Card.

Confira mais detalhado a seguir!

O que é o Green Card?

O Green Card, também conhecido como United States Permanent Resident Card, é, como a tradução explica, o cartão de residência permanente para os imigrantes que desejam morar definitivamente nos Estados Unidos.

O cartão, que também pode ser entendido como um visto de permanência, permite que imigrantes morem, estudem e trabalhem nos EUA de forma livre e legalizado, algo que se assemelha aos direitos de cidadãos americanos.

Assim como os benefícios, o Green Card vem com responsabilidades a serem cumpridas, como o pagamento de impostos, o respeito as legislações locais do país, tanto as estaduais quanto as federais, e o registro obrigatório para homens de 15 a 18 anos no serviço militar.

Além disso, para quem consegue obter essa modalidade de visto, não é permitido a ausência por mais de 1 ano do país e ainda existe a impossibilidade de votar em eleições ou se candidatar a cargos públicos.

No geral, essa modalidade de visto, ainda que seja permanente, possui prazo de validade de 10 anos, precisando então ser renovado após a sua expiração.

O que é a Loteria Green Card?

A loteria Green Card é uma espécie de sorteio realizado de forma computadorizada, em que uma ou mais pessoas de países diferentes tem a sorte de ganhar o direito ao Green Card, o visto de moradia permanente nos EUA, como mencionado anteriormente.

A loteria Green Card foi criada em 1990 através da Lei de Imigração, e é administrada hoje pelo Departamento de Estado dos EUA.

Essa Lei é essencial para imigrantes pois prevê uma distribuição de determinados números de autorizações para pessoas que residem em diferentes países poderem imigrar de forma definitiva para os Estados Unidos.

Portanto, a loteria Green Card oferece a milhares de pessoas a possibilidade de realizarem o seu sonho em morar nos EUA de forma gratuita e segura.

Quem se qualifica para participar da Loteria Green Card?

Para participar da loteria Green Card, é preciso que você tenha mais de 18 anos e tenha o ensino médio completo ou dois anos de experiência profissional em uma ocupação que requer pelo menos dois anos de treinamento.

Outro fator importante de qualificação para poder participar da loteria Green Card é estar em conformidade com requisitos gerais de imigração, como não possuir antecedente criminal e ter um quadro de saúde estável.

Além disso, é preciso que o candidato que deseja conquistar o Green Card seja de um país elegível, ou seja, que seja nascido em um país que está na lista divulgada pelo Departamento de Estado dos EUA para participar da loteria.

O Brasil, no ano de 2019, não entrou para a lista de países elegíveis por já possuir uma alta taxa de população que o represente nos Estados Unidos, mas é sempre importante ficar de olho para novas aberturas de editais!

Para aqueles que conseguem o Green Card, é possível que seu cônjuge e filhos de até 21 anos consigam solicitar o visto para acompanhar assim o seu familiar.

Como posso participar da Loteria doGreen Card?

Para poder participar da loteria Green Card é preciso seguir alguns passos básicos de inscrição. Confira a seguir!

1 – O primeiro passo é verificar se você se encaixa nos critérios de elegibilidade mencionados anteriormente, ou seja, se você é de um país elegível e se cumpre com todas as exigências solicitadas pelo governo norte americano.

2 – O segundo passo é preencher o requerimento para se inscrever na loteria. Para o preenchimento dos dados, o sistema disponibiliza o prazo de 60 minutos para você finalizar a inscrição, por isso, tenha os dados básicos e uma foto digital em mãos.

3 – O passo três é se atentar aos prazos de quando as inscrições irão ser iniciadas, além de se atentar ao prazo para a finalização do processo, o que costuma demorar em torno de um ano.

4 – Caso você seja selecionado, se atente as próximas instruções para finalizar o processo de forma rápida e efetiva.

Primeiro, será preciso verificar qual o período válido para solicitar o visto. Em seguida, verifique quais as instruções você deve seguir para finalizar o processo, além de se atentar a data da entrevista na embaixada ou consulado americano.

Por fim, se você finalizar os processos dentro dos prazos solicitados e se tudo correr bem, você terá o seu visto Green Card em mãos em breve!

Gostou deste post e quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o nosso blog e confira conteúdos exclusivos sobre a imigração para os Estados Unidos disponíveis para você no portal IMIGREFÁCIL.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.