Extensão de visto nos Estados Unidos: entenda como funciona

A extensão de visto é a solução para quem está nos Estados Unidos, em uma viagem maravilhosa, ainda tem muitas coisas que deseja fazer, mas seu tempo de permanência autorizada está chegando ao fim.

Ao fazer essa solicitação ao Serviço de Imigração (USCIS), é possível seguir estudando, trabalhando ou passeando sem criar problemas com a imigração.

É disso que você precisa?

Então, leia este texto com atenção, pois vamos explicar o que é a extensão de visto, como funciona, quando solicitar, como realizar esse processo e como conquistar um Green Card para morar nos EUA de forma legal e permanente.

O que é extensão de visto?

Todo visto de não imigrante é temporário e tem uma validade, que pode ser superior ao tempo autorizado de permanência, determinado por um oficial da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) na sua chegada ao país e indicado no formulário I-94.

Portanto, não perca este documento, que será entregue a você na imigração do aeroporto ou outra fronteira, caso chegue por terra ou mar.

Quando esse período de permanência chegar ao fim, você deve deixar os Estados Unidos, mas poderá retornar ao país enquanto seu visto estiver válido.

Se no formulário tiver uma data indicada, este é o último dia que você tem para deixar o país, mas se disser “D/S”, isso quer dizer que você poderá ficar enquanto continuar seus estudos, permanecer em seu programa de intercâmbio ou emprego.

Já um visto de turista tem duração de 10 anos, mas o tempo de permanência não pode exceder 6 meses e é definido pelo funcionário que o atender na imigração do aeroporto ou outro ponto de chegada.

Geralmente, ao turista é concedido o tempo máximo de permanência, mas pode ocorrer de o oficial de imigração entender que você não precisa desses 180 dias e conceder um prazo menor.

E para quem deseja ficar por mais tempo nos EUA, existe a extensão de visto, que é uma prorrogação do seu tempo de permanência no país.

Permanecer além do período autorizado de visita torna o visitante “fora de status” e isso é uma violação das leis de imigração dos EUA, o que pode tornar você inelegível para um novo visto no futuro.

Se você ultrapassar a data final de sua estada autorizada, seu visto provavelmente será automaticamente anulado ou cancelado, por isso, é aconselhável solicitar a extensão antes desse prazo.

Quando pedir extensão de visto americano?

Imagine que você vai aos Estados Unidos para fazer um curso de idiomas, um intercâmbio, uma graduação ou pós-graduação, para ocupar um cargo que foi oferecido a você por uma empresa no país ou mesmo para fazer turismo e atividades de lazer.

A duração do seu tempo de visita está chegando ao fim, mas você ainda tem coisas da universidade para fazer, seu empregador ofereceu uma renovação de contrato, você quer visitar ainda mais cidades ou fazer um rápido curso de algo do seu interesse.

Nesses casos, você deve solicitar uma extensão de visto ao USCIS e isso deve ser feito preferencialmente antes que o prazo termine.

A orientação do próprio serviço de imigração é entrar com o pedido com cerca de 45 dias de antecedência.

Se você solicitar a sua extensão de visto após o vencimento do seu período de permanência, terá que explicar por que não fez isso a tempo, talvez seu pedido não seja atendido e você tenha que ir embora antes do desejado.

Como funciona a extensão de visto nos Estados Unidos?

É claro que, para ser elegível à extensão de visto, você deve ter seguido determinadas regras e exigências como:

  • Ter sido legalmente admitido nos Estados Unidos com um visto de não imigrante
  • Ter status de visto de não imigrante válido
  • Não ter cometido nenhum crime que o torne inelegível para um visto
  • Não ter violado as condições de sua admissão
  • Ter seu passaporte válido durante a sua estadia e para o tempo extra que solicita.

Você também precisa ter um motivo válido e legítimo para ficar mais tempo, relacionado à sua categoria de visto, ter planos definidos para deixar os EUA assim que a extensão do visto expirar e provar que tem meios financeiros para se manter durante esse período.

As regras são as mesmas para todos, mas há diferenças nos formulários para vistos de turista, de estudante, de intercâmbio e para vistos de emprego temporário, de atletas, de intercâmbio cultural, de trabalhadores religiosos e de investidores por tratado comercial.

A seguir, veja como fazer o seu pedido de extensão de visto.

Passo a passo para solicitar a extensão de visto americano

A solicitação e extensão de visto podem ser realizadas online, todos os documentos exigidos devem ser anexados e é claro que você deverá pagar uma taxa.

  • Crie uma conta online no USCIS ou faça login se já tiver uma
  • Preencha o formulário adequado a sua situação
  • Apresente provas e pague as taxas eletronicamente
  • Acompanhe as atualizações de status do seu caso
  • Responder a pedidos de provas
  • Compareça para coleta de dados biométricos e entrevista se solicitado.

Após envio do pedido, o USCIS enviará um recibo com um número do seu caso, de 13 dígitos, e o tempo aproximado de processamento.

Atenção: se você tem visto temporário baseado em emprego e deseja estender sua permanência nos EUA, é o seu empregador que deve encaminhar uma petição em seu nome, pagar as taxas e fornecer a documentação solicitada.

Caso solicitado, você deverá comparecer à entrevista e coleta biométrica de dados.

Se o seu pedido de extensão de visto for aprovado, você receberá um I-94 substituto com uma nova data de partida.

Como conseguir o green card, visto permanente?

Se você quer morar de forma permanente nos Estados Unidos, vai precisar de um Green Card e isso você consegue por meio dos vistos de imigrante.

Com um Green Card, você não precisa se preocupar com extensão de visto e pode viver no país com quase todos os direitos de um americano.

Essa autorização permanente pode ser por meio de emprego, relação familiar, casamento ou investimento.

Para saber tudo sobre imigração, a vida nos EUA e o sonho americano, acompanhe os conteúdos da Imigre Fácil!