Entenda como funciona o Sistema Educacional dos Estados Unidos

O número de brasileiros que decidem residir nos EUA vem aumentando a cada ano. E para quem está pensando em viver no país norte americano, conhecer o estilo de vida e os sistemas sociais é algo fundamental. Dentro disso, o sistema educacional está no topo da lista das coisas que você precisa conhecer.

Portanto, neste artigo você terá a oportunidade de descobrir como é o sistema educacional dos EUA e vai poder entender mais a fundo como crianças, adolescentes e adultos estudam.

Qual a importância de conhecer o sistema educacional dos EUA?

Na última década, em torno de 120 mil brasileiros conseguiram o Green Card, o que dá autorização para residência permanente nos EUA. Além disso, o número de brasileiros com visto temporário é ainda maior.

Isso tudo decorre de vários fatores, principalmente de oportunidades de trabalho e de estudo que as pessoas encontram em diversos estados do país norte americano.

Sendo assim, se você está em processo de mudança e vai residir nos EUA, seja de forma permanente ou temporária, ou se você tem esse sonho e está em busca do máximo de informações para se preparar, entender como funciona o sistema educacional é indispensável.

Assim, logo abaixo você vai ver, tópico por tópico, as diferentes etapas da educação dos EUA e vai poder tirar suas dúvidas.

Preschool

O primeiro contato que as crianças nos EUA possuem com a educação escolar é na Preeschool, que seria o equivalente à educação infantil brasileira.

Nessa primeira etapa as crianças iniciam entre os 3 e 5 anos de idade e as opções de escolas são privadas. Além disso, os preços são variados, o que depende muito da localidade de cada escola.

Clique aqui e veja como aprender inglês morando nos EUA!

Kindergarten ou Elementary School

Após, entre os 5 e 6 anos de idade a criança passa para a próxima fase escolar que é o Kindergarten, equivalente ao jardim de infância no Brasil.

Em geral, essa etapa é vista como o ano 0 do módulo Elementary School, que possui diversos módulos e pode ser visto como uma espécie de ensino básico brasileiro.

Dessa forma, após o ano 0, a criança inicia os estudos no 1st grade, após no 2nd grade e assim sucessivamente até o 5th grade, como você vai ver abaixo.

1st grade

No primeiro ano de divisão da Elementary School, o chamado 1st grade, o aluno ingressa com 6 ou 7 anos de idade, sendo compatível com o 2º ano do Ensino Fundamental do Brasil.

2nd grade

No 2nd grade os alunos possuem entre 7 e 8 anos e o ensino pode ser comparado com o 3º ano do Ensino Fundamental brasileiro.

3rd grade

Após o 2rs grade, o aluno que tiver entre 8 e 9 anos de idade passa para o 3rd grade, o que seria equivalente ao chamado de 4º ano do Ensino Fundamental no Brasil.

4th grade

Entre os 9 e 10 anos de idade o aluno frequenta o 4th grade, que é como se fosse o 5º ano escolar do Ensino Fundamental em vigor no Brasil.

5th grade

Para finalizar o módulo da Elementary School, entre os 10 e 11 anos de idade o aluno frequenta o 5th grade, que é equivalente ao 6º ano do Ensino Fundamental brasileiro.

Quer conhecer os processos de imigração? Clique aqui e veja nosso guia prático de imigração para os EUA!

Middle School

Continuando a educação do aluno, após completar a Elementary School, o próximo passo é ingressar no módulo chamado de Middle School, que pode ser visto como continuação do Ensino Fundamental.

Nessa etapa os conteúdos já são mais detalhados e específicos e servem como preparação para a High School, que pode ser visto como o Ensino Médio do Brasil.

6th grade

A primeira etapa, portanto, da Middle School é quando o aluno tem entre 11 e 12 anos de idade e o período de estudo se compara ao 7º ano do Ensino Fundamental que conhecemos no Brasil.

7th grade

Após, no 7th grade o aluno já está com 12 ou 13 anos de idade e é como se estivesse cursando o 8º ano do Ensino Fundamental.

8th grade

Para dar fim ao período equivalente ao Ensino Fundamental no Brasil, nos EUA os alunos estudam o 8th grade quando estão com 13 ou 14 anos.

High School

A próxima etapa para você poder entender como funciona o sistema educacional dos EUA é conhecer a High School, que possui duração de 4 anos. Ele pode ser comparado com o ensino médio brasileiro, porém com um ano a mais de duração.

Além disso, um grande diferencial dessa etapa dos estudos é a quantidade de matérias obrigatórias na grade curricular.

São 4 matérias obrigatórias:

• Inglês;

• Matemática;

• História;

• Política.

As demais disciplinas os alunos podem escolher quais deseja cursar, como química, artes, física e outras.

9th grade

A primeira parte da High School o aluno começa entre 14 e 15 anos e pode ser comparada ao 1º ano do Ensino Médio brasileiro.

10th grade

O 2º ano do Ensino Médio do Brasil é o 10th grade, quando os alunos têm entre 15 e 16 anos.

11th grade

No 11th grade, a idade média é entre 16 e 17 anos e equivale ao último ano do Ensino Médio no Brasil.

12th grade

A última parte da High School ocorre entre os 17 e 18 anos de idade do aluno e é uma parte do sistema educacional norte americano que não tem equivalente no Brasil, pois nesse momento a educação obrigatória brasileira já encerrou.

College ou University

Além das etapas de ensino que você já sabe como funciona, existe a University ou o College, que é a Universidade. No Brasil, essa etapa inicia com o ENEM ou com provas nas Faculdades privadas, mas nos EUA isso é diferente.

Para o aluno ingressar na University ele precisa passar por um processo de admissão que engloba avaliação de informações acadêmicas, notas e atividades que foram feitas no High School, testes padrões, redações e entrevistas.

Além disso, para alunos que são estrangeiros é exigido um teste de idioma para comprovar que há condições de o aluno acompanhar as aulas sem dificuldades de compreensão do Inglês.

A educação superior nos EUA tem duração entre 4 e 6 anos e não existe universidade totalmente gratuita como existe no Brasil. Nos EUA existem universidades públicas, sim, mas também há necessidade de o aluno custear parte da educação, alimentação e demais gastos.

Ademais, o aluno pode obter bolsas de estudos, financiamentos e encontrar uma universidade comunitária em que os custos e a duração do curso são reduzidos.

Dessa forma, como você pode notar, a educação nos EUA é bastante completa e, em parte, parecida com as etapas brasileiras. Além disso, como já conhece todas as etapas, vai ser mais fácil de tomar suas decisões e se adaptar se você estiver em processo de imigração ou se tem esse desejo para o futuro.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.