Green Card por casamento: entenda como funciona

Apesar de ser um processo burocrático e que exige inúmeras etapas, há várias probabilidades de conseguir um Green Card.

Seja por trabalho, parentesco ou casamento, todas as chances envolvem a apresentação de muitos itens. Como documentos, formulários, taxas e, até mesmo, a presença em entrevistas.

Por isso, se você vai se casar e precisa pedir o seu, é preciso ficar por dentro de todos os detalhes. Pegue papel, caneta e anote tudo o que você precisa saber.

O que é o Green Card por casamento?

O Green Card por casamento garante ao estrangeiro a possibilidade de morar definitivamente nos Estados Unidos. Para isso, claro, é preciso se casar com um americano.

Dentro deste cenário, é possível lidar com duas hipóteses. A primeira é a pessoas que se casam com um americano. A segunda é a das pessoas que viajam para os Estados Unidos e acabam se casando com um nativo.

A imigração, obviamente, faz perguntas, visitas e tem acesso aos documentos do casal. Tudo para investigar muito bem os cônjuges, a fim de evitar casamentos de fachadas só para receber o Green Card.

Dessa maneira, sendo totalmente legítimo, o prazo de aprovação leva de três meses a dois anos. Ainda assim, o tempo pode variar dependendo do mês em que foi solicitado o pedido de ajuste de status. Funcionando como uma fila.

Depois de aprovado, o Green Card valerá como provisório por dois anos. E, após esse período, você precisará renovar para um definitivo que tem a duração de dez anos.

Por outro lado, quando ocorre a descoberta da fraude, o estrangeiro é deportado e impedido de voltar ao país. Ao passo em que o cidadão americano responderá judicialmente pelo crime.

Como conseguir o Green Card por casamento?

Para dar entrada no processo há duas possibilidades. Conheça cada uma delas abaixo:

A primeira possibilidade de casamento com um americano

Se você viajou com outro visto e resolveu se casar com um americano, fique atento. É preciso solicitar o seu Green Card após o casamento civil e se ligar à validade e tempo de permanência.

Para tal, informe ao USCIS de que o casamento ocorreu pelo formulário I-130. Esta é a petição para comprovar que vocês são casados legalmente e precisará ser enviado com o pagamento da taxa. Além disso, devem ser anexadas as cópias de documentos pessoais do casal, tais quais:

– Comprovações de condições financeiras;

– Certidão de casamento;

– Provas de que o casamento é legítimo.

Ademais, deverá ser enviado mais um item. O formulário I-485, que deve ser assinado pelo imigrante e serve para solicitar o ajuste de status. Por ele, é cobrada outra taxa e é preciso enviar documentos civis, pessoais e do relacionamento.

É possível que você envie também os formulários I-765 e o I-131. Eles autorizam que você comece a trabalhar e que faça viagens para fora do país, respectivamente. Os dois não têm taxas e podem ser enviados juntos com o I-485.

Contudo, a saga dos formulários não acaba por aí. Depois desses, o I-944 deve ser enviado pelas duas partes. Uma vez concluído, o USCIS enviará uma carta com a data para a realização da biometria do remetente do I-485. E, claro, marcará uma entrevista com o casal.

Nessa parte, será confirmada a legitimidade do casamento, por meio de perguntas pessoais com os dois juntos e/ou separados. Estejam prontos para esta etapa.

A segunda possibilidade de casamento com um americano

Se você está no Brasil e irá aos país para se casar com um nativo, preste atenção. É preciso solicitar o visto de noiva, chamado de K-1.

Nele, o próprio cidadão americano irá fazer a solicitação pelo formulário I-129F. E isso vai informar que o nativo está solicitando que a outra parte vá ao país a fim de se casar.

Ele deve baixar o formulário no site do USCIS e enviar junto com o pagamento de uma taxa. Depois que o processo for aprovado, o órgão enviará um pedido ao National Visa Center.

Então, o imigrante deverá fazer um cadastro no Centro de Aplicação Eletrônica Consular. Lá, ele irá preencher o formulário chamado DS-160 e pagar uma taxa para agendar uma entrevista.

Dez dias antes da realização desta etapa, é necessário realizar um exame médico. Logo, não esqueça de levar documentos originais e cópias, bem como as provas do seu relacionamento.

Por fim, a entrevista é feita no consulado americano presente no seu estado. E, apenas após esse processo, você saberá se está permitido ou não viajar para se casar.

Qual a importância desse documento para os imigrantes brasileiros?

O documento dá direitos e deveres iguais aos dos cidadãos estadunidenses. Por exemplo, pagar impostos, trabalhar, alugar propriedade e estudar, bem como usufruir dos serviços públicos e de praticamente quase todos os mesmos direitos de quem nasceu no país.

Ainda assim, ele impossibilita que você vote, se eleja a um cargo público e exija que você respeite as leis locais. Além disso, para os homens de 15 a 18 anos, torna-se obrigatório o alistamento militar.

No mais, você não precisará se preocupar com mais nada. Afinal, estará legalmente no país. Basta realizar uma renovação do seu Green Card a cada dez anos. E, acima de tudo, notificar a imigração se precisar se ausentar por mais de um ano.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.