Imigração nos EUA: etapas e dicas para entrar nos Estados Unidos

Devido à forte economia e oportunidades, a imigração nos EUA é a maior do mundo, sendo que a terra do sonho americano abriga mais estrangeiros que qualquer outro país.

A imigração nos EUA é tão intensa, de acordo com dados da ONU, que sozinho ele recebe mais pessoas de fora do que a soma dos quatros países seguintes no ranking: Alemanha, Arábia Saudita, Rússia e Reino Unido.

Enquanto sua população representa cerca de 5% da população mundial total, em torno de 20% de todos os imigrantes globais residem nos Estados Unidos.

Segundo levantamento de dados do Migration Policy Institute, do Censo dos EUA e dos departamentos de segurança interna e de estado, o país tem aproximadamente 45,3 milhões de imigrantes, o que representa 13,6% da sua população total.

A imigração para os EUA é um processo que vem crescendo desde os anos 1970, embora os números atuais permaneçam aquém do recorde de 14,8% em 1890 e ligeiramente abaixo dos 13,7% que compunham em 2019.

Se olharmos para o número de residentes, incluindo imigrantes e seus filhos já nascidos nos EUA, o total é de 87,7 milhões de pessoas, quase 27% da população do país, conforme pesquisa do Censo de 2022, um aumento de 14,7 milhões (ou 20%) em relação a 2010.

Como você pode ver, construir uma vida na terra do Tio Sam é o desejo de pessoas de todas as nacionalidades.

Se você faz parte desse grupo e decidiu que vale a pena imigrar, avance na leitura.

Vamos mostrar quais são os primeiros passos nessa jornada para que você faça tudo com o suporte necessário.

Para começar, temos um vídeo para sugerir a você:

Como funciona a imigração nos EUA?

Seja qual for o motivo da ida aos Estados Unidos, todos que entram em território americano, até mesmo de passagem, precisam de visto.

Não seria possível detalhar aqui o processo completo, já que são 187 tipos de visto, embora existam etapas comuns.

No caso do visto para imigração, o site do governo norte-americano prevê as seguintes situações:

Também é possível morar nos EUA por um tempo determinado por meio de vistos de trabalho temporário, de estudos, de intercâmbio ou mesmo de turista (já que a permanência ininterrupta pode ser de até seis meses).

O tempo de espera por um visto varia conforme a sua categoria (imigratório ou não) e tipo, podendo ser emitido em poucos dias ou levar mais de um ano.

Seja qual for o seu caso, você precisará de um passaporte válido e de documentos que comprovem a condição pela qual está imigrando.

O que diz a lei de imigração dos EUA?

O conjunto de leis que regem a política de imigração dos EUA é chamado de Lei de Imigração e Nacionalidade (INA) e é baseado nos seguintes princípios:

  • Reunificação de famílias: permite que cidadãos americanos e residentes permanentes tragam certos membros da família para os EUA, admitidos como parentes imediatos ou por preferência familiar
  • Admissão de imigrantes com habilidades valiosas para a economia dos EUA: imigração baseada em emprego temporário ou permanente
  • Proteção de refugiados: são admitidos nos EUA com base na incapacidade de retornar aos seus países de origem devido a um “medo fundado de perseguição” por sua raça, grupo social, opinião política, religião ou origem nacional
  • Promoção da diversidade: a cada ano, 55 mil vistos são distribuídos aleatoriamente por meio de sorteio para estrangeiros de países com menos de 50 mil imigrantes nos EUA nos últimos cinco anos.

Neste último caso, os requisitos são ter ensino médio e mínimo de dois anos trabalhando em uma profissão que exige pelo menos dois anos de treinamento ou experiência.

Como imigrar para os EUA?

Imigrar não é um processo simples, mas você pode conseguir seguindo estas dicas práticas para dar os primeiros passos com mais segurança e sem complicação:

Tenha um bom motivo

Ninguém sai do seu próprio país sem uma boa razão.

Assim, essa é a primeira questão que você deve responder antes de imigrar.

Avalie os custos

Embora nos Estados Unidos os salários sejam mais altos, o custo de vida por lá é proporcional.

Então, vale pegar a calculadora e avaliar se será possível viver com suas economias ou com o que você ganhar quando estiver empregado.

Conheça o tipo de visto necessário

Como vimos, são 187 tipos de vistos emitidos pelo governo americano.

Veja em qual deles você se enquadra, prepare a documentação e esteja pronto para a entrevista.

Providencie a documentação

Quem vai para os EUA para estudar precisa de documentos diferentes de quem vai a trabalho.

Assim sendo, não deixe de juntar todos os documentos que possam ser exigidos, devidamente apostilados e com tradução juramentada, quando for o caso.

Prepare-se para a entrevista

A entrevista é o momento em que os oficiais de imigração avaliam se o pedido de visto é fundamentado e se o candidato tem condições de cumprir com as exigências estipuladas.

Responda com honestidade e de forma objetiva todas as questões.

Quer mais dicas sobre imigração para os EUA? 

Então, é só conferir nosso vídeo sobre os primeiros passos do processo:

Primeiros passos para IMIGRAR: tire seu sonho do papel!

Opções de imigração nos EUA

Para brasileiros, algumas opções de imigração nos EUA são mais indicadas, seja pelo nível menor de exigência ou por ser apenas mais conveniente.

Conheça as mais comuns delas a seguir.

Imigração baseada em parentesco

Quem tem pai ou mãe americano pode tentar um Green Card com base no parentesco.

Também podem solicitar visto permanente todos os que são casados com uma pessoa norte-americana, inclusive do mesmo sexo.

Americanos cujos pais não tenham nascido nos EUA podem conceder a eles um visto permanente, bastando ser maior de 21 anos.

Os vistos baseados em parentesco fazem parte da categoria “F” e podem ser solicitados pelo formulário I-130.

Imigração a trabalho

Outra forma bastante comum de imigração nos EUA é a que se baseia no trabalho.

Nesse caso, há os vistos temporários, pertinentes às categorias H-2B, H-2A, H-1B, O e L, e os permanentes, da categoria Employment-Based (EB-1, EB-2, EB-3 e EB-4).

Na maioria dos casos, o imigrante precisará de um sponsor, ou seja, uma empresa que o contrate e peticione a seu favor junto aos órgãos de imigração.

No entanto, há casos em que o visto para trabalhar dispensa um sponsor, como o visto EB2-NIW.

Imigração para investimentos

Há ainda os vistos emitidos para brasileiros que pretendem investir nos Estados Unidos, abrindo empresas ou negócios que gerem empregos diretos.

Um exemplo é o E-2, do tipo temporário, concedido ao investidor que desenvolve e dirige as operações de uma empresa na qual aplicou uma quantia substancial de capital ou ao profissional contratado para exercer funções de caráter executivo ou de supervisão.

Há uma lista de nacionalidades elegíveis ao visto E-2 e os brasileiros não estão contemplados, mas aqueles que têm nacionalidade portuguesa podem se beneficiar.

Há também o visto permanente EB-5, que leva ao Green Card, voltado para quem investe no mínimo US$ 800 mil ou US$ 1 milhão na economia americana (dependendo da zona) e gera pelo menos 10 novos empregos.

Imigração a estudo

A imigração para estudo é também uma das mais frequentes entre os brasileiros que vão para os Estados Unidos.

Nesse caso, o visto de estudante é sempre temporário, permitindo a obtenção de visto permanente em casos excepcionais.

Então, se a sua intenção é migrar definitivamente, o visto de estudante não é uma opção.

Como conseguir visto de imigrante nos EUA?

Como mencionamos anteriormente, para ter um visto de imigrante permanente, que dá direito ao Green Card, é preciso se enquadrar em uma dessas categorias:

  • Imigração baseada em emprego: EB-1, EB-2, EB-3 e EB-4
  • Imigração baseada em parentesco e casamento: IR, CR, F
  • Imigração como investidor: EB-5.

Assim, para possibilitar a sua imigração permanente para os EUA você deve ser contratado por uma empresa americana, casar ou ter parentes americanos ou residentes (pais, filhos, irmãos) ou investir na economia e gerar empregos.

Já se você vai morar nos EUA apenas por um tempo determinado, poderá solicitar vistos de estudante, de intercâmbio, de estudos vocacionais, de trabalho temporário e de investidor.  

Para vistos de trabalho, geralmente é necessário que o empregador faça uma petição inicial, já para vistos de estudos e intercâmbio, é preciso aceite da universidade ou escola.

Em todos os casos, o estrangeiro deve realizar um processo consular para solicitar seu visto.       

Como é a fila da imigração nos EUA?

Devido aos limites de certas categorias de visto de imigrante e limites por país, o governo dos EUA, em alguns casos, ainda está processando solicitações com mais de duas décadas.

Em março de 2023, o Departamento de Estado estava processando pedidos de visto de imigrante por parentesco datados de novembro de 1997 e pedidos de visto relacionados a trabalho de junho de 2012.

Quase 4,1 milhões de candidatos (incluindo cônjuges e filhos menores) estavam na lista de espera de visto de imigrante do Departamento de Estado em 1º de novembro de 2022, uma queda de apenas 1% em relação ao ano anterior.

Existem vistos preferenciais conforme o seu tipo, sendo que na imigração baseada em emprego, o primeiro da fila é o EB-1.

Já nas solicitações familiares, a preferência é para filhos solteiros e cônjuges, depois para pais, filhos casados e por fim irmãos.

Para acelerar a sua entrevista de visto de imigrante devido a circunstâncias de emergência, solicite um agendamento rápido acessando esse link, clicando em “Immigrant Visa” e em “Check My Visa Application Status” e insira o número do seu caso e o código de verificação.

Se o seu caso ainda estiver no Centro Nacional de Vistos, escreva diretamente para o departamento por meio do Formulário Public Inquiry.

Perguntas frequentes na imigração EUA

Vamos ver agora uma lista de perguntas frequentes na imigração aos EUA e respostas a elas:

  • Can I see your passport, please? (Posso ver seu passaporte, por favor?)
  • Here it is (Aqui está) / Here they are (Aqui estão)
  • How long are you planning to stay? (Por quanto tempo você ficará nos EUA? Por quanto tempo você pretende ficar?)
  • I’m staying for… I’ll be staying for… (Ficarei por…)
  • Where have you traveled from? What is your country of residence? (De onde você vem? Qual o seu país natal?)
  • I’m from Brazil / I’m coming from Brazil / I’m Brazilian (Sou do Brasil / Sou brasileiro).
  • Why are you visiting the States? / What’s the purpose of your visit? (Por que você está visitando os EUA? Qual o propósito da sua viagem?)
  • I’m here on business (Estou a trabalho) / I’m here to study (Estou aqui para estudar) / I’m here to visit relatives (Estou aqui para visitar parentes).
  • Where will you be staying? (Onde você vai ficar?)
  • I’ll be staying at a friend’s house (Ficarei na casa de um amigo) / I’ll be staying at a hotel (Ficarei em um hotel).

Para dar certo, a imigração para os EUA deve ser cuidadosamente planejada.

Afinal, as autoridades americanas estão sempre de olho em falhas ou tentativas de imigração indevidas.

Fui barrado na imigração dos EUA, e agora?

De acordo com a seção 214(b) da lei de imigração dos EUA, presume-se que os estrangeiros requerentes ao visto têm intenção de imigrar, a menos que comprovem laços econômicos, familiares e sociais fortes o suficiente para retornarem ao seu país de origem.

Por isso, é muito importante solicitar o tipo correto de visto de acordo com o seu objetivo de viagem e apresentar toda a documentação necessária e que comprove suas intenções.

Se o seu pedido de visto foi recusado de acordo com a Seção 214(b), não há processo de apelação, mas você não fica proibido de solicitar novamente um visto.

Para ser aprovado, deverá demonstrar vínculos confiáveis, novos e convincentes fora dos Estados Unidos e que suas atividades pretendidas sejam consistentes com a classe do visto.

Se você decidir entrar com nova solicitação, deverá agendar uma nova entrevista e pagar uma nova taxa de inscrição.

Vale a pena contratar um advogado de imigração para os EUA?

Você pode solicitar seu visto por conta própria, mas ao investir em um advogado de imigração para os EUA, tornará seu processo mais seguro e aumentará suas chances de aprovação.

Um profissional especializado nas leis de imigração dos EUA facilitará a navegação por esse complexo universo de documentos, solicitações, formulários e termos jurídicos, evitando erros, agilizando o processo e economizando seu tempo e dinheiro.

Uma forma de ajudar a planejar a sua mudança é ler os conteúdos publicados no blog da Imigre Fácil.

Acompanhe nossos artigos, aprenda sobre os processos de emissão de visto e emocione-se com as histórias de brasileiros que já chegaram lá!