O visto de estudante F-1 para os EUA: quais os requisitos?

Sabemos que o sonho de estudar em colégios e faculdades nos Estados Unidos é um é uma conquista para muitos jovens estudantes. Isso porque a aquisição de um histórico internacional no currículo oferece carreiras eficientes aqui no Brasil.

Nesse quesito, podemos perceber a grande demanda para visto de estudante F-1, que é destinado a estudantes que pretendem formar nos Estados Unidos e voltar para o país de origem. Contudo, alguns requisitos precisam ser levados em consideração para adquirir esse tipo de visto.

Quer saber quais são eles? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Visto F-1: o que é?

Antes de tudo, podemos definir que o visto de estudante F-1 nada mais é do que o visto mais popular entre os estudantes que desejam realizar seus estudos nos EUA.

Sendo assim, esse tipo de visto é aplicável a diversas instituições de ensino, incluindo desde escolas primárias particulares a faculdades nomeadas.

Por esse motivo, qualquer tipo de estudante que tenha interesse em estudar nos Estados Unidos (tirando os canadenses), precisa do visto tipo F-1.

Contudo, o estudante deve ser aceito na instituição desejada antes de realizar a concessão do seu visto F-1.

Isso porque, quando o colégio ou faculdade aceitar o seu pedido de transferência, você deve levar esta carta de aceitação ao órgão competente, a fim de que o processo de aquisição do visto comece a ser iniciado.

Por que preciso de um visto F-1?

Em geral, podemos entender que todos os alunos estrangeiros que estão matriculados em instituições de ensino credenciadas, devem recorrer a um visto de estudante F-1. As únicas exceções para a concessão desse visto são os canadenses, pois historicamente não precisam de vistos para estudar nos EUA.

Tirando isso, mesmo os que estão residindo em países de Programa de Isenção de Vistos devem solicitar um F-1 antes realizar os estudos nos Estados Unidos, até mesmo se você possuir qualificação para enquadrar-se no ESTA.

De forma prática, o visto F-1 estende aos alunos que buscam frequentar as seguintes modalidades:

• Seminário;

• Universidade e Faculdade;

• Colegial;

• Conservatório;

• Escolas Primárias Privadas (já que estudantes não americanos não podem entrar em escolas públicas com visto F-1);

• Demais instituições educacionais.

Quais são os principais requisitos para o Visto de estudante F-1?

Após a aprovação de algum programa educacional nos Estados Unidos, alguns requisitos devem ser cumpridos posteriormente. Confira abaixo quais são eles:

1. Oferta de Admissão no Colégio qualificado

Antes de mais nada, todos os estudantes interessados na concessão do visto F-1 precisam possuir uma oferta de admissão em uma instituição de ensino qualificada.

Uma “escola qualificada”, de acordo com os critérios do visto de estudante F-1, nada mais é do que uma instituição que esteja dentro da lista do Programa de Visitantes para Intercâmbio de Estudantes, o famoso (SEVP).

2. Atente-se ao prazo de estudos

De acordo com os requisitos orientados para a concessão do visto F-1, o estudante interessado apenas poderá solicitar o visto em um período de 120 dias, a contar da data de início para os estudos.

3. Vínculos com seu país de origem

Caso você não saiba, o visto de estudante F-1 não permite que os estudantes busquem residência fixa ou estabelecimento permanente nos EUA. Por esse motivo, você precisa ter a intenção de retornar ao seu país após a conclusão de seus estudos.

Contudo, para que essa intenção seja provada, é necessário que você apresente laços fortes com o seu país, como familiaridade, patrimônio (tais como casas, propriedades, e entre outros relacionados).

4. Recursos financeiros suficientes

Certamente, para que o estudante consiga se qualificar para o visto F-1, ele precisa apresentar recursos financeiros que garantam estabilidade durante a jornada diária de estudos nos Estados Unidos. Entretanto, caso você tenha recebido alguma bolsa de estudos, deve ser necessário comprovar a aquisição dessa bolsa, especificando também o valor que a sua bolsa vai cobrir.

5. Habilidade no Inglês

Não menos importante do que todos os itens citados acima, é necessário que você apresente proficiência no inglês para adquirir o visto F-1. De forma prática, os alunos acabam tendo que realizar exames padronizados, tais como o IELTS ou TOEFL para fins comprobatórios.

Quanto tempo leva para processar um visto de estudante F-1?

Caso você não saiba, o visto de estudante F-1 acaba sendo um dos mais rápidos no quesito processamento. Isso porque o estudante precisa realizar o envio do documento no prazo de 120 dias, então a embaixada deve aprovar ou negar a concessão o visto o mais rápido possível.

Ainda assim, é bastante comum que os vistos F-1 sejam processados antes mesmo que a entrevista seja concluída. Em geral, como podemos perceber na maioria dos interessados em adquirir vistos, a entrevista acaba sendo o processo final na fase de aprovação. Daí, após a entrevista, o instrutor ainda pode parabenizar o estudante caso o visto tenha sido aprovado.

Entretanto, esse processo não funciona do mesmo jeito para o visto F-1, já que existem pedidos que podem levar ainda mais tempo para serem aprovados ou não.

É possível trabalhar com o visto F-1?

Apesar do visto F-1 ser destinado apenas para candidatos interessados em estudar nos EUA, o governo americano reconhece a necessidade de alguns estudantes que precisam trabalhar para se sustentarem no período letivo.

Dessa forma, é possível trabalhar usando o visto F-1, porém existem algumas ressalvas quanto as modalidades de trabalho. É dito que o estudante só pode trabalhar meio período no campus, sobretudo enquanto o seu programa de estudos estiver ativo.

Além disso, também é possível trabalhar durante os intervalos. Caso você deseje saber mais sobre trabalho nos Estados Unidos, confira o nosso E-book e saiba como trabalhar nos EUA.

Conclusão

Conforme vimos, o sonho de estudar fora do país conquista diversos estudantes do mundo inteiro, especialmente os estudantes brasileiros. Ter a oportunidade de adquirir um visto de estudante f-1 para estudar nos Estados Unidos é uma experiência única, e como bem sabemos, agrega valor ao currículo profissional e acadêmico.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.