Trabalhar nos EUA com visto de estudante: quais as regras?

Trabalhar nos EUA com visto de estudante é o sonho de muitas pessoas que almejam encontrar novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Dessa forma, o visto F1, conhecido como o visto de estudante, permite que você consiga trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

Contudo, é importante lembrar que isso só se aplica para cursos de graduação ou pós-graduação. Ou seja, caso você esteja cursando um curso de línguas não será possível obter esse tipo de visto.

Portanto, neste artigo, você saberá como iniciar o seu trabalho na América apenas com o visto de estudante. Afinal, o primeiro passo para realizar uma imigração é a busca pelas informações corretas. Vem com a gente!

Trabalhar nos EUA com visto de estudante: entenda como funciona o OPT

O OPT, que em português significa Treinamento Prático Opcional, é um modo de permissão de trabalho para estudantes que cursam alguma graduação ou pós-graduação com o visto F-1, conhecido como visto de estudos.

Sendo assim, através do OPT, estudantes podem trabalhar em outros países atuando na área relacionada ao seu foco de estudo.

Além disso, diferente de outras permissões de trabalho obtidas através de vistos, no OPT os alunos não precisam obter um empregador para solicitarem a permissão.

Dessa forma, no final do ano letivo, o aluno pode fazer o requerimento da permissão de trabalho sem possuir um empregador ou uma oportunidade de emprego.

Porém, a imigração estabelece um prazo de 90 dias após a data do início da vigência da autorização para que os alunos consigam um emprego.

Portanto, um estudante em OPT que obtém a autorização de trabalho tem um período de 90 dias para arranjar um trabalho ou a sua permissão será cancelada.

Os alunos que se qualificarem para o OPT podem trabalhar por até 12 meses. Já estudantes que atuam nas áreas de Ciência, Matemática, Tecnologia ou Engenharia podem se inscrever para uma extensão de 2 anos.

Está gostando de ler este artigo? Então aproveite para conferir o que sobre o passo a passo para abrir o seu negócio nos EUA.

Quando é possível fazer o pedido do OPT?

Nos últimos meses da graduação ou pós-graduação, o aluno já pode fazer o requerimento do OPT. A solicitação pode ser realizada 90 dias antes do término do curso e 60 dias após a conclusão dos estudos.

Sendo assim, o estudante que possui o visto F-1 também pode ser autorizado a exercer a sua função em tempo integral e em cada nível educacional (graduação, pós-graduação e mestrado).

Trabalhar nos EUA com visto de estudante: há a possibilidade de trabalhar durante o período de estudos?

Os estudantes também podem solicitar a autorização de trabalho durante o período de estudos. Entretanto, o tempo utilizado nessa fase será descontado no OPT após o término do curso.

Caso o aluno tenha usado o OPT na opção “pre-completion OPT”, o USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos) calculará o tempo total caso você pense em pedir a permissão após a conclusão.

Para exemplificar melhor, imagine que um aluno usou 9 meses do “pre-completion OPT”. Nesse caso, ele só poderá ser elegível para mais 3 meses após o término do curso.

Além disso, se o estudante quiser fazer o OPT pré-conclusão, ele não poderá trabalhar mais de 20 horas por semana enquanto ele está fazendo o curso. Porém, ele poderá trabalhar em tempo integral durante as suas férias.

Como ocorre o processamento da permissão de trabalho?

O aluno interessado deverá fazer a sua solicitação da permissão de trabalho no USCIS, o Serviço de Cidadania e Integração dos EUA. Caso o OPT seja aprovado, o USCIS irá emitir um documento que autorizará o emprego, chamado de EAD (Employment Authorization Document).

Nesse sentido, o cartão pode levar em torno de 3 a 5 meses para ser recebido. Portanto, é válido lembrar que o estudante não pode começar a exercer sua função antes da data de início identificada no documento de trabalho.

Para que você possa dar entrada ao seu pedido, é preciso contatar o DSO (Oficial Escolar Designado) da universidade em que estuda. Esse é um passo fundamental, pois é ele que irá recomendar o OPT no SEVIS (Sistema de Informações de Visitantes e Estudantes de Intercâmbio).

O SEVIS é um sistema virtual do governo americano que faz a gestão dos dados e informações sobre os estudantes de intercâmbio estrangeiro pelo visto F1.

A partir desse sistema, o DSO fornecerá um I-20 novo, documento que deve ser encaminhado ao USCIS juntamente com os formulários comprovando a permissão do trabalho.

Veja a seguir os requisitos necessários para você solicitar o F-1 OPT:

– O OPT precisa ter relação com o seu curso superior ou com o curso de estudo;

– Você deve escolher entre fazer a solicitação do OPT enquanto continua cursando (pre-completion), depois da graduação (post-completion) ou se quer realizar uma mistura dos dois.

Os passos necessários para conseguir o OPT

– O estudante interessado deverá solicitar o OPT ao DSO (Oficial Escolar Designado;

– O DSO então irá remendar o OPT no SEVIS do estudante;

– O aluno deverá preencher e dar entrada no Formulário I-765, junto de outros documentos comprobatórios, como a página biográfica, cópia do passaporte, entre outros;

– O USCIS entregará o formulário I-765;

– Caso tudo esteja certo, o aluno receberá a EAD (autorização do trabalho) e começará a trabalhar, sendo preciso comunicar ao DSO sobre o vínculo empregatício;

– Por fim, o DSO atualizará todas as informações a respeito do empregador, bem como o endereço no sistema.

E aí, gostou de saber mais sobre como trabalhar nos EUA com visto de estudante? Então aproveite para conferir novos artigos no nosso portal.