Você conhece o Green Card especial para profissionais qualificados?

Existem várias formas de morar legalmente nos EUA e uma delas é destinada a profissionais que tenham alta qualificação. Dentro disso, você conhece o Green Card especial para profissionais qualificados? Saber como ele funciona e quais são os requisitos é essencial para poder se preparar e requerer o visto.

Por isso, com este artigo você vai descobrir as principais informações sobre o Green Card especial para profissionais qualificados e vai poder decidir se essa é a opção que você deseja.

Green Card para profissionais qualificados

Os Estados Unidos da América possuem alguns tipos de visto que permitem que estrangeiros residam no país, vistos como de estudante e trabalho. Porém, existe uma opção diferenciada e que não é muito falada, que é o visto para profissionais qualificados.

Esse tipo de visto permite que você vá morar nos EUA de forma permanente, adquirindo o Green Card. Com isso, é um visto que não é temporário como o de estudante, por exemplo, que você só recebe permissão para residir enquanto está nas atividades de estudo e após o tempo do prazo precisa voltar ao país de origem.

Em geral, o visto pode ser concedido para profissionais de algumas áreas como ciências, educação artes e negócios, o que é bastante abrangente em termos de profissões possíveis.

O EB-2 é um visto almejado por muitas pessoas, pois é uma oportunidade para morar de forma tranquila e permanente no país.

Porém, ao mesmo tempo em que oferece a vantagem de autorização de residência permanente, tem vários requisitos que precisam ser cumpridos para que o Green Card seja emitido.

Assim, o tópico seguinte você vai conhecer os principais requisitos para poder estar preparado e por dentro das informações necessárias caso você decida solicitar esse visto.

Requisitos do EB-2

Para mencionar os requisitos desse tipo de visto imigratório é preciso dividir entre a categoria simples e o NIW. Essas são duas classificações que o visto possui e algumas questões são diferentes entre elas.

EB-2 simples

Um dos principais requisitos que o visto EB-2 simples possui é o certificado de graduação, pós graduação ou outro certificado de educação que seja complementar em nível superior.

Como alternativa a esse requisito você pode apresentar comprovação de excepcional habilidade dentro da área em que você atua, bem como grande reconhecimento.

Além disso, é preciso que uma empresa ofereça uma proposta de emprego de acordo com as qualificações que o candidato possui. Para isso, as qualificações não podem ser as mesmas da maioria dos profissionais do ramo.

Nesse caso, o empregador precisa fazer uma solicitação de autorização no Departamento de Trabalho dos EUA. Sem essa solicitação o visto não pode ser concedido.

EB-2 NIW

Para essa modalide do Green Card especial para profissionais qualificados, além dos requisitos que já foram citados acima, você precisa se enquadrar em uma regra norte americana de interesse nacional.

Isso quer dizer que para esse tipo de visto ser aprovado a sua imigração tem que ter um importante interesse para os EUA. É preciso comprovar que a atividade que você realiza é de importância para o desenvolvimento dos EUA.

Requisitos gerais

Em geral, para a comprovação dos requisitos que já foram mencionados você deve se atentar para algumas questões como certificados, diplomas e registros acadêmicos. Além disso, ter cartas de recomendação é algo importante para que você consiga comprovar a qualidade da sua atuação e da qualificação que possui.

Ademais, o reconhecimento profissional que é levado em conta na emissão do visto pode ser comprovado por publicações, citações em artigos e prêmios recebidos no exercício de suas atividades profissionais.

Outra questão que é analisada é o salário que você recebe, que necessita ser maior do que a média que outros profissionais do ramo estão recebendo, o que é mais uma comprovação de suas habilidades acima da média de qualificação.

A comprovação disso pode ocorrer através de:

• Imposto de renda;

• Declaração de contadores;

• Holerites.

Direitos que o EB-2 oferece a você

Com a aprovação e deferimento do seu Green Card especial você tem o direito de residir permanentemente no país e realizar as atividades pelas quais foi contratado. Além disso, podem ir junto com você o cônjuge e filhos que sejam menores de 21 anos.

No entanto, você não poderá trabalhar em qualquer área depois que obtiver o visto, pois há algumas restrições que precisam ser detalhadas no processo de imigração para tudo estar bem esclarecido.

Em geral, como o deferimento dependeu de uma contratação de empresa dos EUA, é esse tipo de atividade que você pode desempenhar.

Está em dúvida sobre como dirigir nos EUA? Acesse nosso blog e leia tudo que você precisa saber sobre habilitação nos EUA!

Como solicitar o visto

Para solicitar o Green Card dentro da modalidade tratada até aqui você necessita de assessoramento de especialistas para que não perca nenhum prazo ou não deixe de apresentar algum documento essencial.

Além disso, em regra, a empresa contratante inicia o processo de pedido do visto, de forma que você apenas precisa acompanhar e atender às solicitações que forem feitas.

Quanto a entrevista que ocorre no processo de visto, pode ser realizada no Consulado Americano dentro do Brasil, o que facilita e evita que tenha que se deslocar até solo norte americano.

Considerações finais

Dessa forma, como você pode acompanhar até aqui, o Green Card especial para profissionais qualificados é uma das opções que podem proporcionar o visto imigratório permanente para residir nos EUA.

No entanto, existem vários passos a serem percorridos, com diversas comprovações documentais que são necessárias para que os EUA possam emitir o visto.

Como é uma modalidade bem específica de visto, os requisitos também são bem específicos, mas abarcam vários tipos de profissionais.

Assim, se você tem o interesse em residir nos EUA e trabalhar como profissional qualificado, deve reunir todas as documentações e se preparar da melhor forma possível para obter a aprovação e poder ser um imigrante permanente.

Gostou de conhecer mais sobre o Green Card especial de profissional qualificado? Leia muitos outros conteúdos como esse em nosso blog. Não perca tempo e acesso agora mesmo!

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.